quinta-feira, 19 de julho de 2012

Muay thai



Muay thai (มวยไทย) é uma luta originária da Tailândia, país do qual é o esporte nacional. Esta arte marcial é conhecida como "a arte das oito armas", pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, e está associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total muito eficiente.
O Muay Thai foi desenvolvido há mais de mil anos, e é hoje considerada uma das mais poderosas lutas de contato do mundo. Uma luta que além de praticar elaboradas técnicas de punhos e pernas, é considerada uma das artes marciais que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos. O Muay Thai desenvolve um ótimo condicionamento físico, concentração e autoconfiança ao praticante. A maioria das associações e confederações mundiais não aprova o uso das cotoveladas em lutas oficiais mantendo assim a integridade física dos atletas, sendo estas técnicas consideradas somente nas regras asiáticas, embora ultimamente essas regras estejam cada vez mais em evidência.
Hoje em dia o Muay Thai ter-se-á convertido num símbolo nacional do reino da Tailândia, sendo o desporto nacional mais praticado no país. As suas raízes encontram-se no Muay Boran, uma arte ancestral que foi desenvolvida a partir de uma forma de luta designada de "Chupasart". Esta arte deu origem ao atual Muay Thai e Krabi Krabong. Hoje em dia, o Muay Thai é geralmente considerado um desporte radical, que favorece a realização de apostas com ênfase no sudoeste asiático.

Técnicas de defesa
O Muay Thai é uma arte de luta bastante particular na forma como profere os seus golpes, assim como as suas técnicas defensivas. Inicialmente a posição básica era ligeiramente diferente da atual uma vez que as proteções contribuíram em muito para essa mesma modificação. A posição antiga consistia numa colocação veemente e exagerada dos braços por forma a que a eficacia da respetiva defesa fosse melhor conseguida. As pernas eram mais refletidas e separadas, caraterísticas que podem ser olhadas no ancestral do Muay Thai, o Muay Boran.
A posição básica do Muay Thai é conseguida com o braço e a perna esquerda à frente, para quem é destro. O canhoto deve ficar com o braço e a perna direita à frente. As mãos devem ficar mais ou menos na altura das sobrancelhas, fechadas ou semifechadas. Os cotovelos devem ficar "para dentro",ou seja, mais encostados no corpo, sem contudo ser uma posição desagradável. A tranquilidade é muito importante para o praticante, não só na forma como dispõe a própria posição, como na atitude de ataque. As pernas ficam ligeiramente flexionadas não tanto quanto no Muay Thai tradicional e o pés não devem nunca ficar na mesma direção, ou seja em linha reta, mas sim mais ou menos considerados à largura dos ombros. O queixo não deve ficar "alto", mas sim quase encostado ao peito, por forma a que os ombros o protejam. A técnica de defesa é, portanto, fundamentada nesta posição base para a proteção dos golpes do adversário. No entanto outros movimentos devem ser utilizados nomeadamente as esquivas dos respetivos golpes, ou o ato de desviar os golpes da direção inicialmente intencionada. Quando é desferido um low kick, uma das formas de protejer é flexionar na articulação do joelho e elevar a perna ao encontro do cotovelo do lado correspondente. Esta é uma das várias técnicas das quais o Muay Thai encontra a sua particularidade, embora muitas outras Artes marciais tenham empregue algumas destas como método de defesa. Algumas denominações de técnicas de defesa como os bloqueios, desvios, paradas com desvio, deslocações, projeções são regularmente utilizados em treino e combate.


Técnicas de pernas
Uma das principais armas do Muay Thai são os seus poderosos jogos de pernas. Estes golpes do Muay Thai são patenteados de um modo superficialmente diferente das demais artes marciais. Aliás, grande parte de outras artes marciais atualmente exeqüíveis basearam-se em algumas das técnicas do Muay Thai. Existem vários tipos de golpes de pernas que são utilizados neste estilo de luta, com são exemplo os seguintes:

Empurrão (teep);
Circular (dteh tad ou round kick);
Frontal (dteh trong ou front kick);
Rotativo de calcanhar (spin back kick);
Lateral (side kick);
Low-kick ou Pontapé baixo;
Joelhada lateral(side knee);
Joelhada frontal (front knee);
Joelhada circular (Round House Knee);
Varrimentos simples (Sweep / Balayage);
Semi-Gancho (Hook Kick);
Rotativo Gancho (Round House Back Kick);
Varrimentos rotativos (Sweep Balayage);
Rotativo exterior (Out Side Kick);
Cima abaixo (Pontapé Descendente "Interior" ou "Exterior") (Axe Kick);



Como nos socos, antes da adoção das regras internacionais de boxe no Muay Thai, existiam outros tipos de chutes no Muay Thai, dos quais podem ser verificados nas raízes desta arte, como é exemplo o Muay Boran. Após a adoção das regras internacionais, o Muay Thai aprimorou as técnicas e por conseguinte os golpes de pernas. O pontapé circular usa um movimento rotatório do corpo inteiro. Os lutadores de Muay Thai são treinados para bater sempre com a canela, uma vez que a canela é a parte mais forte da perna do lutador. O pé contem muitos ossos finos sendo por isso muito mais propenso a lesões. Um lutador pode se ferir quando usa somente o pé como área de impacto. Os lutadores de Muay Thai condicionam cuidadosamente suas canelas em treinos no saco pesado e em sparring também, melhorando assim a resistência e força para o combate. O referente treino é exercido com base no praticar das caneladas em superfícies duras, como o fazem alguns dos tailandeses.

Técnica de braços
Esse é um dos temas mais polêmicos do Muay Thai. Existem pequenos pormenores que ditam diferenças nos socos do Muay Thai em relação ao Kickboxing. A flexão dos braços emprega a pronação dos antebraços, ou seja, a rotação medial dos mesmos. Isto vai interferir na forma de golpear, pois no Boxe, assim como no Kickboxing, é feita a supinação do antebraço, seja pois a rotação lateral deste, a partir da posição pronada, de modo que a palma da mão esteja voltada anteriormente. O método de treino dos socos é também uma diferença que se vai pronunciar igualmente no modo de desferi-los e aplicá-los em luta. Para um leigo, torna-se imperceptível a distinta técnica utilizada no Muay Thai, contudo para quem entende realmente esta arte é fácil distinguir a forma como são desferidos os socos. São pequenos detalhes que na maioria das vezes não são perceptíveis.

Existem várias formas de desferir golpes com os braços no Muay Thai:

Low Kick
Uppercut;
Direto (Jab);
Direto de esquerda (mhad trong sai);
Direto de direita (mhad trong kwa);
Cruzado (mhad taward ou cross);
Gancho (mhad suey ou Hook);
Cotovelo de baixo para cima (Defesa) (tad mala);
Cotovelo de cima para baixo 45º (Ataque) (sok tee);
Cotovelo de cima para baixo (Ataque) (sok sub);
Cotovelo lateral (Ataque) (sok tad);
Reverso de punho (Spinning back-fist);
Oblíquo (cara e tronco) (Hook);
Cotovelo Rotativo (Back Fist Elbow);
Rotativo Punho (Back Fist);
Gancho Descendente (Swing);


O movimento da Cobra; Esta é uma das mais belas e admiráveis técnicas do Muay Thai que consiste no movimento equiparável ao de uma cobra, que ao receber um circular à cara, o lutador executa um desvio para trás e volta repentinamente golpeando o adversário com um direto.


O clinch
O clinch ou Plam como se diz na Tailândia é uma forma de livrar-se de uma eventual seqüência de ataques desferidos pelo oponente, imobilizando os braços do mesmo adversário. No Muay Thai é comum o adversário ser agarrado ou puxado pelo membro superior (cabeça), para que lhe sejam desferidas joelhadas tanto no tórax quanto em outras partes do corpo, assim como cotoveladas. É normal os lutadores permanecerem um tempo relativamente superior às outras formas de luta, visto ser considerado também como um ataque ao oponente. O clinch pode durar entre 3 a 10 segundos. Este tempo é apenas considerado se os lutadores estiverem parados sem desenvolverem a ação pretendida. O Plam pode ser um ponto inicial para a projeção do adversário ao chão. Esta forma de ataque é freqüentemente utilizada num combate de Muay Thai.


Categorias de peso
Mosca Ligeiro – 48.080 kg
Mosca - 51.255 kg
Galo - 54.431 kg
Pena - 57.152 kg
Leve - 60.327 kg
Super Leve - 63.502 kg
Meio Médio Ligeiro - 67.131 kg
Meio Médio - 71.214 kg
Médio - 75.296 kg
Meio Pesado - 81.193 kg
Cruzador - 86.182 kg
Pesado - 91.172 kg
Super Pesado + 91.172 kg


Graduação
Desmistificando as variadas graduações do Muay Thai pelo mundo, é importante lembrar que não existe uma graduação na Tailândia. Não existem faixas como no karatê, judô, etc...
Na Tailândia, simplesmente existem os lutadores, nas categorias amador e profissional, sem tal preocupação. A única coisa que conta é a experiência de luta do lutador. Aliás, na Tailândia as categorias: amador e profissional só existem no papel, pois na maioria das vezes garotos de dez ou doze anos já são lutadores profissionais. A categoria de lutador amador é mais usada para estrangeiros que vão lutar na Tailândia, não por tailandeses.
Na Tailândia o Muay Thai é um emprego, um meio de sobrevivência, os lutadores lutam para sobreviver, para ganharem seus salários e sustentarem suas famílias que são na maioria das vezes muito pobres. Nem mesmo as faixas utilizadas no braço fazem sentido. Estas, são usadas meramente por tradição e misticismo (para proteção do lutador), não para demonstrar algum tipo de graduação.

Graduação no Ocidente


Nenhum comentário:

Postar um comentário