quinta-feira, 19 de julho de 2012

Jiu Jitsu


O Jiu-jitsu( 柔術) é uma arte marcial japonesa, que utiliza como principais técnicas golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente. Sua origem, como sucede com quase todas as artes marciais vetustas, não pode ser apontada com total certeza, o que se sabe é que seu principal ambiente de desenvolvimento e refino foi nas escolas de samurais, a casta guerreira do Japão. Contudo, outros levantam a hipótese de ser originária, posto que por influência apenas, desde a Índia.

O Jiu-Jitsu no Brasil

Com o surgimento do judô, o mestre Jigoro Kano buscou promover seu estilo, que no começo não era reputado uma arte marcial autônoma. Em 1917, um dos destacados instrutores do centro Kodokan, Mitsuyo Maeda, também conhecido como “Conde Koma”, foi enviado ao Brasil em missão diplomática com o objetivo de receber os imigrantes japoneses e fixá-los no país. O Conde Koma teve como um de seus alunos a Carlos Gracie, em virtude da afinidade com o pai deste último, Gastão Gracie. Carlos por sua vez ensinou a seus demais irmãos, em especial a Hélio Gracie. Maeda ensinou somente o judô de Jigoro Kano a Carlos, e esse o repassou a Hélio, que era o mais franzino dos Gracies, adaptando-o com grande enfoque no ne waza — técnicas de solo — com o fito de compensar seu biótipo, pelo uso ostensivo do dispositivo de alavanca, dando-lhe a força extra que o mesmo não dispunha. Numa entrevista, Hélio Gracie afirma que "Carlos lutava judô", que "Não 'existe' mais Jiu-Jitsu no Japão, e que os lutadores de Newaza japoneses que praticam MMA hoje em dia, são essencialmente Judocas" e finalmente que "Criou o Jiu-Jitsu existente hoje". É certo que o jiu-jitsu tradicional se muito difere do praticado e criado por Hélio e Carlos no Brasil atualmente.

Família Gracie

O jiu-jitsu japonês foi apresentado à família Gracie, no Brasil, ao redor de 1914, por Mitsuyo Maeda, também conhecido como Conde Koma. Maeda era campeão de jiu-jítsu e discípulo direto de Kano, na Kodokan do Japão. Nasceu em 1878, e tornou-se aprendiz de judô (o jiu-jítsu de Kano) em 1897.
Em 1914, Maeda teve a oportunidade de viajar para o Brasil, como parte de uma grande colônia de imigração japonesa. No Pará, estado da região norte do Brasil, tornou-se amigo de Gastão Gracie, empresário influente que ajudou Maeda a estabelecer-se.
Para demonstrar sua gratidão, Maeda prontificou-se a ensinar o jiu-jitsu japonês tradicional a Carlos Gracie, filho mais velho de Gastão. Carlos aprendeu por alguns anos e, depois, passou seu conhecimento para os irmãos. 


No entanto, foi Helio Gracie, o irmao mais novo de Carlos, quem foi o maior responsavel pelo refinamento tecnico da arte japonesa, o que o levou a ser conhecido como o "Criador do Jiu-Jitsu Brasileiro". Em 1976, Rolls Gracie derrotou um mestre que propôs um desafio entre sua arte, o caratê, e o Jiu-Jitsu brasileiro. No final da década de 1990, a família atingiu o grande público quando Rorion Gracie revolucionou o mundo das artes marciais ao criar o Ultimate Fighting Championship (UFC) o primeiro dos campeonatos de Vale-Tudo que depois ficaram conhecidos campeonatos de MMA, nos quais lutaram e foram campeões Rickson, Royce, Royler, Renzo e Ryan. Kyra Gracie é a primeira mulher da família a competir ativamente na modalidade.

Graduação

Os estitlos tradicionais (melhor dizendo, kobudo) adoptam o sistema menkyo e as escolas modernas, o sistema kyudan criado pelo mestre Jigoro Kano, que segue basicamente a seguinte ordem:


Nenhum comentário:

Postar um comentário